Pós-Graduação

O Mercado está sempre se
reinventando. E você?

FAQ da Pós.

Começar uma nova jornada acadêmica não é fácil, mas com certeza, vale muito a pena quando a escolha certa é feita de forma consciente e sem dúvidas. Por isso, a Facens preparou uma FAQ para você começar essa nova jornada com o pé direito! 

Como saber qual curso é o ideal para mim?

Começar um curso de pós-graduação é um passo muito importante na carreira de qualquer profissional. Para fazer essa escolha, é importante que você tenha em mente a resposta para essas três perguntas:  

1 – Aonde desejo chegar e trabalhar?  

2 – Em que ponto da carreira eu estou e qual a bagagem que carrego?  

3 – O que ainda falta de conhecimento para que eu consiga alcançar os objetivos da primeira pergunta? 

Tendo essas respostas, a sua escolha pode ser feita com mais clareza. Fato é que um curso de pós-graduação oferece muito mais que o conteúdo de sala de aula. Ele promove network, contato com outros profissionais e professores que atuam no mercado, aproximando o aprendizado do dia-a-dia da profissão. 

O que mais devo considerar na hora de escolher um curso de pós-graduação?

Assim como os cursos de graduação, a escolha da instituição de ensino que você pretende cursar a sua pós é fundamental. 

Procure conhecer um pouco mais sobre o histórico da instituição no que diz respeito aos cursos de pós-graduação, os profissionais que coordenam esses cursos e o que mais eles podem oferecer e que irá agregar na sua formação. 

Todas os cursos possuem aulas quinzenais?

Com exceção do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, o qual as aulas são semanais, os demais cursos da Pós-graduação Facens são presenciais, quinzenais.  

No entanto, há pequenas “quebras” na sequência por conta dos feriados (as aulas que ocorreriam na data do feriado normalmente ocorrem na semana seguinte). 

Como funcionam as aulas EAD?

Os cursos EAD de Pós-graduação da Facens são ofertados em duas modalidades.  

Na primeira modalidade, o aluno tem acesso a materiais e vídeos feitos especificamente para as disciplinas do curso. Todo esse material é produzido internamente, pelo ED+ Content Hub, a Fábrica de Conteúdo Acadêmico da Facens. Além destes conteúdos, os alunos têm acesso a webinars que acontecem regularmente com o professor de cada disciplina.  

Na segunda modalidade de EAD, o curso oferece aulas online e ao vivo, quinzenalmente aos sábados. Os alunos que por ventura não conseguirem assistir a aula em tempo real, poderão assistir a mesma no decorrer da semana e interagir com o professor por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Canvas). 

Como sei que minha matrícula foi efetivada?

O aluno receberá um e-mail da Facens confirmando a matrícula. A partir do momento em que a turma for confirmada, será informado também via e-mail. 

Como funciona o parcelamento do valor total do curso?

O valor total do curso é dividido em 24 parcelas mensais, podendo ou não corresponder ao período do curso. 

Ainda estou com dúvidas. Com quem posso falar?

Para mais esclarecimentos sobre a Pós-graduação Facens, entre em contato por e-mail com atendimento@facens.br. Você receberá o atendimento inicial e, caso necessite de informações mais específicas, o Atendimento ao Aluno encaminhará ao setor devido. 

Qual a diferença entre um MBA e uma Especialização?

Embora muito parecidos, MBA e Especialização são cursos de pós-graduação com objetivos diferentes.  

O MBA é um curso voltado para a gestão de negócios, ideal para aqueles que almejam ou estejam em cargos de liderança. 

Na outra ponta, temos os cursos de especialização, que tem como objetivo o direcionamento de carreira. Este pode funcionar muito bem para recém-graduados, que já sabem por qual área têm mais afinidade ou aquela para onde quer trilhar a vida profissional. O mesmo vale para profissionais mais experientes e que desejam ampliar ou mudar a área de atuação.  

Quais são as certificações extras que os cursos de pós-graduação da Facens oferecem?

Na Facens, alguns cursos de pós-graduação possuem certificações internacionais e específicas para determinada área, sem custos adicionais para o aluno. 

No curso de Sistemas de Gestão Integrados, por exemplo, o aluno tem a possibilidade de realizar o exame de certificação para Auditor Líder RAC – ABENDI (Registro de Auditores Certificados). Este exame permite que o profissional atue como auditor no sistema de gestão, um profissional muito requisitado pelo mercado. (Saiba mais em: https://pos.facens.br/curso/mba/sistemas-de-gestao-integrados-com-certificacao-de-auditor-lider) 

Já o curso de Lean Six Sigma, fornece certificação Black Belt. Com essa certificação, o profissional se torna um especialista no tema focado em dedicar o seu tempo e conhecimento para entender os conflitos e buscar por melhorias para diminuir ou eliminar falhas no processo e que possam afetar a produtividade da empresa. (Saiba mais em: https://www.facens.br/cursos/pos-graduacao/especializacao-em-lean-six-sigma-com-certificacao-black-belt/ 

Você pode ler mais sobre cada certificação na página especifica do curso de interesse. 

Como acessar o desconto de empresa parceira?

Várias empresas da região são parceiras da Facens e seus colaboradores têm direito a desconto nas mensalidades.  

Após finalização da inscrição, o aluno que possui vínculo com as empresas parceiras, envia para a Facens uma declaração emitida pelo RH da empresa ou cópia da CTPS para o apontamento. 

O desconto vale a partir da 2ª mensalidade e está condicionado a pontualidade nos pagamentos. Após o vencimento, o valor da mensalidade, é integral. 

Colaboradores de empresas parceiras tem 20% de desconto na mensalidade. Para associados do CIESP, o valor é de 25%. 

Neste link (https://facens.br/formas-de-entrada/empresas-parceiras/), você pode verificar se a empresa que você trabalha é uma parceira da Facens para solicitar o desconto. 

Vou me matricular. Há taxa de matrícula?

Sim, há taxa de matrícula. Ela é válida como a primeira mensalidade do curso. 

Como funciona o Concurso de Bolsas para Pós-graduação Facens?

No período de matrículas abertas para os cursos de Pós-graduação, será divulgado no site da Facens o edital que orienta o concurso de bolsas. 

O candidato pode se inscrever e, dentro do prazo previsto, apresentar seu histórico do curso de graduação. As melhores médias dentre todos os inscritos serão contempladas com bolsas de 100%, 75%, 50% e 25% de desconto para as mensalidades do curso. 

É preciso fazer TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ao final da minha Pós?

Sim. Ao final do cada curso da Pós-graduação Facens é desenvolvido um projeto, aplicado em problemas práticos, que será o TCC do curso. 

Você está preparado?