Tecnologia em Banco de Dados: Ciência dos Dados Presencial | Semi | EaD

Aprenda a gerenciar e armazenar informações em diferentes formatos e auxilie grandes empresas a usá-las de forma estratégica e competitiva.

Informações gerais

O curso de Tecnologia em Banco de Dados da Facens tem como objetivo preparar o estudante para lidar com dados estruturados gerados pelos sistemas de gestão da organização e com os dados não estruturados em diferentes formatos tais como músicas, vídeos, fotos, textos, arquivos etc. 

Dispositivos de Iot (Internet of Things) estão espalhados em lavouras, indústrias, casas, drones são utilizados para monitorar situações de conflito ou que ofereçam risco aos seres humanos, entre outros. Esses dados que são gerados de modo espontâneo ou não, são utilizados por empresas para diversas finalidades, por exemplo a análise dos registros de câmeras e radares podem ser utilizados em uma investigação criminal; os dados gerados pela navegação na web podem ser utilizados para direcionar propagandas de produtos ou serviços supostamente do interesse da pessoa. 

Os dados tornaram-se um bem valioso para empresas e estão sendo gerados em uma escala exponencial (Big Data), saber como utilizá-los da melhor maneira possível para obter vantagem competitiva tem sido um grande desafio para elas. Por isso, o mercado busca profissionais que tenham habilidades e competências para trabalhar com os dados seja na captura de dados, armazenamento, tratamento, análise e disponibilização para os usuários finais.  

Importante: 
Para ingressar no curso, é necessário possuir ensino médio completo e ser aprovado em um dos processos seletivos da Facens. 

Perfil Profissional

O estudante do curso de Tecnologia em Banco de Dados da Facens deverá, a partir da sólida formação básica recebida, adquirir/desenvolver habilidades para aplicá-las no seu mercado de trabalho visando melhoria da qualidade de vida, na busca constante pela excelência e de desenvolvimento de produtos inovadores.  

Os profissionais formados pela Facens estarão preparados para exercer atividades em empresas públicas, privadas, em seus mais diversos segmentos, em organizações não-governamentais, além das áreas de ensino, pesquisa acadêmica ou aplicada, ou mesmo no seu próprio negócio. 

Estrutura Curricular

A estrutura curricular* é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos, com duração mínima de dez semestres. Cada crédito corresponde a 20 horas-aula de 50 (cinquenta) minutos ou equivalente. 

*A grade disponível está sujeita a alterações.  

Campo de Atuação

O profissional egresso do curso de Banco de Dados da Facens poderá trabalhar em organizações públicas ou privadas nas áreas de Bancos de dados, Ciência de Dados e Engenharia de dados exercendo atividades relacionadas ao planejamento e implementação de soluções para manipulação de dados atuando como analista de dados, administrador de dados, programador, analista de requisitos, arquiteto de soluções, gerente de projetos dentre outras funções. 

Laboratórios
  • LI – Laboratório de Informática (integrado em rede) 
  • Laboratório de Redes de Computadores e Redes de Comunicações 
  • Laboratório de Projetos 
  • Laboratório de Computação Gráfica 
  • Laboratório de Programação I, II, III e IV 
  • Laboratório de Banco de Dados 
  • Laboratório de Inteligência Artificial 
Sobre o Coordenador do Curso

Prof. Me. Eliney Sabino

  • Doutorando em Engenharia Elétrica e Computação
  • Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
  • Pós-graduado em Gerência de Projetos
  • Graduado em Sistemas de Informação
  • Avaliador em processos de Regulação de Cursos de Graduação pelo INEP/MEC

Tipo de Formação

Tecnólogo

Modalidade

Presencial/
Semipresencial/
EAD

Mensalidade Presencial

Com Desconto*: R$883,00

Integral:
R$930,00

*Desconto Pontualidade

Duração

5 semestres

Vagas

50 vagas noturno

Reconhecimento

Resolução Interna, nº 01 CONSEP, de 15/05/2019.

Coordenação

Prof. Me. Eliney Sabino

Você está preparado?