Engenharia Agronômica Presencial

Atue no setor do agronegócio nacional e internacional, planejando e gerenciado sistemas e recursos produtivos, aplicando e desenvolvendo tecnologias focadas no aprimoramento da agricultura e da pecuária consciente.

Informações gerais

O curso de Engenharia Agronômica da Facens está estruturado para formar um profissional tecnicamente preparado para atuar de forma crítica e criativa nos diversos segmentos do agronegócio nacional e internacional, planejando e gerenciado racionalmente sistemas e recursos produtivos, aplicando e desenvolvendo tecnologias voltadas ao aprimoramento da agricultura e da pecuária, em consonância com as demandas da sociedade. 

O profissional formado pela Facens estará apto para gerar, sistematizar, aplicar e difundir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país, visando a melhoria da qualidade de vida e a conservação dos recursos naturais. 

Com ênfase em novas tecnologias de produção e sustentabilidade ambiental, o curso de Engenharia Agronômica da Facens se destaca por uma sólida formação nas bases da engenharia, disciplinas profissionalizantes específicas com carga horária prática elevada, infraestrutura completa de laboratórios, estações de pesquisa, viveiros e campos experimentais, além de parcerias regionais, nacionais e internacionais, que garantem aos estudantes oportunidades de vivência e de aprendizado prático, oportunidades de realizar cursos e estágios em outros países, e de obter dupla titulação através de uma parceria inédita firmada entre a Facens e a Universidade de Lleida, na Espanha.

Importante:
Para ingressar no curso, é necessário possuir o ensino médio completo e ser aprovado em um dos processos seletivos da Facens 

Perfil Profissional

Uma característica fundamental do nosso tempo é a velocidade com que se dão as mudanças nos campos da ciência e da tecnologia. Tal circunstância requer esforços dos profissionais de todas as áreas, no sentido de uma contínua atualização profissional. 

Facens tem claro que uma sólida formação básica é indispensável no exercício da profissão para acompanhar os desafios do mercado e das atualizações tecnológicas. Assim a Facens procura submeter seus alunos iniciantes a contatos com os docentes de maior experiência, através de disciplinas, palestras e outras formas de intercambio, pois considera que a maturidade destes professores é fundamental para estimular os estudantes a se engajar na profissão de Engenharia e compreender seus desafios e sua importância. 

Além dos conhecimentos eminentemente técnicos que deve adquirir e desenvolver, o Engenheiro Agrônomo da Facens deve ter consciência dos aspectos humanísticos, sociais, éticos e de sustentabilidade dos ambientes envolvidos na sua ação profissional. 

Estrutura Curricular

A estrutura curricular* é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos, com duração mínima de dez semestres. Cada crédito corresponde a 20 horas-aula de 50 (cinquenta) minutos ou equivalente. 

*A grade disponível está sujeita a alterações. 

 

Grades
Campo de Atuação

A área de atuação do engenheiro agrônomo é uma das mais vastas e promissoras do mercado, podendo atuar nas diversas áreas da produção agrícola e pecuária, em atividades que vão da assessoria técnica prestada aos agricultores no campo, até o gerenciamento de sistemas agroindustriais e comerciais que envolvam alimentos, bebidas, fibras, madeira, celulose, adoçantes, medicamentos, etanol, biodiesel, entre tantos outros produtos de origem agrícola e pecuária, incluindo atividades administrativas, estratégicas e de pesquisa nos mais diversos institutos e laboratórios públicos e privados, prefeituras, secretarias, bancos, empresas de comércio exterior, entre outros. 

Atualmente, as principais oportunidades de trabalho para estes profissionais estão no setor público, com ingresso através de concursos públicos para atuação em tempo parcial ou integral em prefeituras, secretarias, empresas e institutos públicos de assessoria, tecnologia e pesquisa; no setor produtivo, em fazendas, agroindústrias e empresas ligadas ao agronegócio; e no setor de serviços, em consultorias técnicas voltadas ao planejamento e gestão, projetos, mercados, logística, exportação, entre outras, em laboratórios de análise e de pesquisas, além da possibilidade de atuação como consultor autônomo. 

As projeções futuras sobre o crescimento populacional e as mudanças climáticas demandam o desenvolvimento de tecnologias que possam aumentar a oferta de alimentos, fibras e biocombustíveis, e que considerem aspectos como a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, a tendência futura do mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo é extremamente favorável. 

Na Facens, o contato entre o estudante e o mercado profissional é facilitado por meio de um sistema próprio de gestão de estágio e emprego, que oferece oportunidades de estágio dentro e fora do país, suporte para a posicionamento dos alunos formandos no mercado profissional, além de acompanhamento da evolução da tecnologia do setor para oferecer cursos de aperfeiçoamento profissional e de pós-graduação desenvolvidos na própria instituição. 

Laboratórios
  • Laboratório de Física 
  • Laboratório de Química 
  • Laboratório de Operações Unitárias 
  • Laboratório de Tecnologia de Alimentos 
  • Laboratório de Microbiologia 
  • Laboratório de Botânica 
  • Laboratório de Solos 
  • Laboratório de Cultivo Protegido 
  • Laboratório de Mecânica 
  • FabLab
Sobre a Coordenador do Curso

Profa. Dra. Carla Segatto Strini Paixão Voltarelli

Tipo de Formação

Bacharel em Engenharia Agronômica

Modalidade

Presencial

Mensalidade Presencial

Com Desconto*:
R$1.593,00

Integral:
R$1.739,00

*Desconto Pontualidade

Duração

10 semestres

Vagas

50 vagas matutino 

Reconhecimento

Autorizado pela Portaria nº 1041, de 23/12/2015, DOU nº 246 de 24/12/2015, seção 1 pág. 93.

Coordenação

Profa. Dra. Carla Segatto Strini Paixão Voltarelli

Você está preparado?