Biomedicina

Unindo ciência e tecnologia para garantir diagnósticos inovadores que atendam às necessidades de toda população nos diferentes momentos da vida.

Informações gerais

O objetivo do curso de Biomedicina da Facens é formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, para atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual para poderem acompanhar as demandas do mundo atual.

Considerando a trajetória da Facens em Inovação e Tecnologia, o curso de Biomedicina, em conjunto com os demais cursos da Área de Saúde, foi desenvolvido com uma matriz curricular inovadora, que incorpora tecnologia educacional e infraestrutura de ponta, incluindo um eixo de formação em Tecnologia e Inovação Aplicada à Saúde que trará um diferencial significativo para formar biomédicos alinhados com o que há de mais novo na área, desenvolvendo habilidades empreendedoras para se tornarem capazes de propor novas soluções para seus desafios profissionais.

Perfil Profissional

O Biomédico formado pela Facens terá um perfil de atuação amplo e generalista que possibilitará a realização de atividades de atenção à saúde, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; tomada de decisões, sobretudo no que diz respeito a utilização de recursos e equipamentos para desempenho do trabalho; comunicação, garantindo a confidencialidade e integridade de informações; liderança no trabalho em equipe multiprofissional; administração e gerenciamento, sendo aptos para serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular* é constituída de disciplinas semestrais, oferecidas no sistema de créditos, com duração mínima de OITO semestres. Cada crédito corresponde a 20 horas-aula de 50 (cinquenta) minutos ou equivalente.

*A grade disponível está sujeita a alterações.

Campo de Atuação

O campo de atuação do Biomédico é amplo e tem tido constante crescimento na última década. São mais de 30 habilitações diferentes reconhecidas pelo conselho de classe https://cfbm.gov.br/profissionais/habilitacao/.

De forma geral o profissional Biomédico atua de forma significante em diferentes áreas do diagnóstico coletando materiais biológicos, realizando as respectivas análises laboratoriais, interpretando resultados, além de emitir e assinar os laudos. Essas funções normalmente estão contempladas em habilitações como Análises Clínicas, Citologia Oncótica, Biologia molecular ou Diagnóstico por Imagem.

Paralelamente às áreas de diagnóstico laboratorial, outra forma de atuação é a pesquisa científica que pode estar associada a qualquer área de formação biomédica. Há ainda habilitações como a Acupuntura, a Reprodução Humana, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e a Biomedicina Estética que lidam diretamente com os pacientes.

Laboratórios

Laboratórios Multidisciplinares
São laboratórios utilizados no desenvolvimento de aulas práticas das disciplinas das Ciências Básicas como Química, Bioquímica, Histologia e Instrumentação Biomédica. Nestes laboratórios também serão desenvolvidas aulas práticas das disciplinas do eixo profissionalizante do curso de Biomedicina como Microbiologia, Parasitologia, Hematologia, Hemoterapia, Bioquímica Clínica, Citologia Oncótica, Bromatologia e Diagnóstico por Imagem. Esses laboratórios contam com diferentes equipamentos para práticas destas áreas de conhecimento.

Laboratório Morfofuncional
É o laboratório onde se aprende a estrutura e função do corpo humano utilizando diferentes tecnologias, como modelos de resina, softwares de dissecção virtual e anatomia tridimensional em telas e tablets, microscópios virtuais, exames de imagem de pacientes reais, pintura e projeção corporal em modelo vivos. O ensino da Anatomia macro e microscópica e da fisiologia é feito de maneira integrada por órgãos e sistemas, reforçando a aplicabilidade prática do conhecimento para cada profissão da saúde. 

Enfermaria Simulada
É um laboratório que simula uma enfermaria hospitalar, com manequins simuladores de pacientes, onde os profissionais de saúde podem praticar atividades do cotidiano profissional em um ambiente seguro para que cheguem mais preparados para as práticas com pacientes na clínica escola e nos hospitais e serviços de saúde parceiros da Facens. Também permite a prática com pacientes atores, para desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento entre profissional e seu paciente. Todos os ambientes são filmados e podem ser assistidos por professores e alunos para aprimorar a prática.

Sala de simulação avançada
É um laboratório de simulação com manequim de alta fidelidade, que apresenta reações semelhantes à do corpo humano e permite executar procedimentos avançados para o desenvolvimento de habilidades dos profissionais de saúde. A sala é equipada com espelhos unidirecionais que permitem observação externa sem interferir nos cenários e práticas que estão sendo realizados pelos estudantes. Conta também com sistema de áudio e vídeo que permite registrar as práticas e assisti-las subsequentemente para incrementar o aprendizado.

Sobre o coordenador do curso

Prof. Dr. Marcelo Andreetta Corral

Biomédico graduado pela Universidade de Santo Amaro (2008), Especialização em Análises Clínicas pela Universidade de Santo Amaro (2011), Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2014) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2018). Possui experiência docente em cursos de Biomedicina há mais de 10 anos, tendo atuado também na supervisão de estágio supervisionado e na coordenação acadêmica. Tem experiência em metodologias ativas, ensino de parasitologia e na formação biomédica. É pesquisador na área de diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias com ênfase em Parasitologia e Imunologia Clínica. Tem experiência em desenvolvimento e aplicação de antígenos de helmintos atuando principalmente em técnicas de imunodiagnóstico da estrongiloidíase humana.

Tipo de Formação

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Mensalidade Presencial

Com Desconto*:
R$1435,00

Integral:
R$1498,00

*Desconto Pontualidade

Duração

08 semestres

Vagas

50 vagas matutino
50 vagas noturno 

Você está preparado?