A Facens foi criada em 1976 visando trazer para a cidade de Sorocaba a primeira Faculdade de Engenharia. A partir dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica, a Facens buscou a evolução de seus métodos, processos e serviços, aprimorando sua qualidade de ensino e seu compromisso na formação de profissionais com clara visão de sociedade, engajados com problemas reais, técnicos e sociais.

Já são mais de 7.000 profissionais graduados em toda a sua história o que faz ter a certeza de estarmos entregando ao País o que ele tem de mais valioso: cidadãos tecnicamente competentes e preparados, conscientes de seus direitos e deveres na participação e na construção da sociedade.

Depois de 45 anos e, agora como um Centro Universitário premiado por inúmeras conquistas, temos orgulho de ser uma instituição reconhecida nacionalmente, que figura entre as 2% melhores instituições de ensino do País, pela combinação dos indicadores do MEC. Ao final do texto, veja uma lista dos prêmios recentes recebidos pela Facens e por seus alunos.

No dia 30 de abril o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Astronauta Marcos Pontes, inaugurou nosso Centro de Referência em Tecnologias 4.0, reconhecendo a importância do Centro de IoT e de todos os núcleos tecnológicos da Facens.

No dia 25 de junho, foi inaugurado oficialmente o 5G Smart Campus. Para marcar este momento, junto aos parceiros Ericsson, Claro, Embratel, John Deere, Qualcomm e Motorola, foi organizada uma demonstração de máquina agrícola autônoma, conectada ao 5G no campus do Centro Universitário.

Dada a relevância da ação para o cenário econômico e educacional do País, a instituição recebeu diversas autoridades, dentre elas o Presidente da República, o Ministro das Comunicações, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, deputados e senadores, que também estiveram presentes na inauguração do CET 4.0 no Parque Tecnológico de Sorocaba, ocorrida no mesmo dia e do qual a Facens também faz parte.

Nestes últimos anos, toda uma estrutura de apoio foi construída. O projeto pioneiro de um Smart Campus, agora, entra em uma nova fase, na medida em que incorpora a tecnologia 5G, possibilitando o avanço da Facens na concretização de um ecossistema inovador no qual alunos, professores, profissionais e empresas parceiras têm campo para desenvolver novos projetos, ideias e negócios. O 5G Smart Campus Facens consolida o trabalho das equipes de colaboradores, professores e alunos, que tanto se dedicaram para a concretização desta iniciativa.

A Facens esclarece que a presença de autoridades públicas expressa, unicamente, a importância do lançamento para o Brasil e para a região de Sorocaba, e que não reflete qualquer posicionamento político ou partidário por parte da instituição. A Facens foi, é e sempre será uma instituição apolítica, cujo único compromisso é com a formação cidadã e empreendedora de seus alunos, numa busca constante por inovação social e tecnológica.

A valorização do ensino e da pesquisa, concretizadas nas recentes conquistas do Centro de Referência em IoT, na participação em três Centros de Inteligência Artificial Aplicada recentemente anunciados pela FAPESP e MCTIC (Cidades Inteligentes, Saúde e Indústria 4.0) e no 5G Smart Campus Facens, é o que nos orgulha e nos motiva, impulsionando para a construção de novos profissionais e novos projetos de sucesso, em um ecossistema de inovação e tecnologia.

A Facens agradece e enaltece todos aqueles que proporcionaram cada uma dessas conquistas durante toda a sua jornada.

Obrigado!